Como definir a embalagem ideal na produção de alimentos?

Para quem comercializa produtos alimentícios, a escolha da embalagem é um fator muito importante. A escolha do material, do formato, entre outros componentes, pode afetar bastante a experiência do consumidor e o custo efetivo da mercadoria. Porém, escolher a melhor embalagem para alimentos pode ser uma tarefa bem difícil, especialmente se você está desenvolvendo um produto novo.

Alguns empreendedores acabam deixando essa escolha de lado e ficam com o que for o padrão do mercado. Pode ser uma escolha segura, mas eles também perdem uma oportunidade de inovar e alcançar um público maior.

Para esclarecer melhor o assunto e mostrar a importância da embalagem para alimentos, vamos falar mais sobre seus impactos e dar algumas dicas para fazer a melhor escolha. Acompanhe.

Quais são os impactos da escolha da embalagem?

O tipo de embalagem, seu material e seu formato afetam desde a produção até a experiência do cliente. Veja aqui alguns desses impactos.

Forma de consumo

O recipiente de um produto alimentício, em muitos casos, determina como é esperado que o comprador consuma o produto. Por exemplo, a embalagem de um biscoito recheado é pensada de forma que o produto possa ser armazenado facilmente em uma bolsa e os biscoitos possam ser retirados um a um, facilitando o consumo em qualquer lugar.

Facilidade de transporte e armazenamento

Muitos produtos alimentícios são levados em larga escala para as lojas, onde são entregues ao consumidor final. Dependendo do tipo de embalagem usada, esse processo pode ser alterado de diferentes formas.

Produtos que ficam soltos, como frutas e vegetais, devem ser armazenados em caixas de madeira para serem preservados. Outros, como caixas de leite, são mais fáceis de empilhar, organizar e transportar.

Tempo e condições de conservação

Graças a embalagens de alta qualidade, é possível preservar certos tipos de alimentos por muito mais tempo, evitando que eles sejam descartados pouco após serem entregues. Isso contribui muito para a distribuição de várias mercadorias, como leite, queijos e carnes. Escolher a embalagem incorreta pode levar à perda de parte da carga durante a viagem, seja devido a danos ou a pouca capacidade de conservação.

Aparência do produto nas prateleiras

Por fim, mas não menos importante, a estética da embalagem é um dos fatores que mais pesa na hora de captar novos clientes. Eles passam por uma prateleira e tudo que podem experimentar é a aparência da sua marca. Em raros casos, um pouco do cheiro. Ter embalagens que mostrem ao máximo seu produto, tornando ele fácil de reconhecer, é sempre uma boa ideia para aumentar suas vendas.

Como definir a melhor embalagem para alimentos?

Tendo em vista os tópicos acima, o que você pode fazer para definir a embalagem certa? Existem várias opções de materiais e formatos, assim como existem diversos fatores a serem levados em conta. Veja aqui alguns pontos aos quais você deve sempre se atentar.

Aprenda mais sobre as normas reguladoras

Primeiramente, é bom lembrar que há diversas regras que devem ser levadas em conta na hora de elaborar uma embalagem para um produto específico. A maioria delas relacionadas à segurança dos produtos, proteção do consumidor e cumprimento das normas sanitárias.

Como produtos e distribuidor de produtos alimentícios, é sua obrigação conhecer todas as normas reguladoras que afetam seu trabalho. Ter uma pesquisa bem detalhada é fundamental para evitar problemas com inspeções. Além disso, fique atento às atualizações dessas normas, pois elas podem mudar para se adequar a novos contextos e descobertas.

Tente formatos criativos

Como já mencionamos, a apresentação de um produto é tão importante quanto sua qualidade geral, especialmente na hora de atrair novos compradores. Sendo assim, ter algo que se destaque visualmente em meio a outros produtos do mesmo nicho é sempre uma grande vantagem.

Levando em conta restrições de tamanho e formato, além das normas reguladoras, tente buscar formas diferentes de apresentar seus produtos. O formato de uma embalagem, um esquema de cores diferente, qualquer coisa que torne sua marca mais fácil de reconhecer e transmita as qualidades do produto.

Aposte em sustentabilidade

Embalagens recicláveis também são cada vez mais valorizadas pelo público geral e pela indústria como um todo. E como produtos alimentícios são comprados com muita frequência, é ideal que eles sejam feitos de material reutilizável ou de fácil decomposição no meio ambiente.

Por muito tempo, essas embalagens eram mais caras ou não tinham a durabilidade adequada para a mercadoria. Felizmente, devido a novas tecnologias, já existem vários materiais de alta qualidade, sustentáveis e com preço mais acessível. Isso não só contribui com a imagem do seu negócio como também é um benefício para a sociedade.

Saiba o que seus consumidores buscam

A demanda do grande público também deve ser levada em conta na hora de determinar o material e o formato de suas embalagens para alimentos. Afinal, isso determina a forma como eles apreciam o seu produto.

Por exemplo, se você vende algo que deve ser servido como lanche, é de se esperar que seus clientes busquem algo fácil de abrir, que venha em porções não tão grandes para facilitar o transporte e que se acomode bem em uma mochila. Levando tudo isso em conta, você terá um direcionamento mais claro para elaborar embalagens de maior qualidade.

Invista em tecnologias de preservação de alimentos

Por fim, mas não menos importante, tenha em mente que há várias descobertas sendo feitas na indústria, trazendo novos tipos de embalagem para o mercado. Um ponto importante aqui é a preservação dos alimentos, tanto em termos de evitar decomposição como de preservar a qualidade e o sabor por mais tempo.

Esse é o caso de produtos embalados a vácuo e com isolamento térmico. Isso ajuda a preservar os ingredientes que dão o sabor à comida e a manter a temperatura ideal. Dependendo do tipo de mercadoria que você produz, algumas dessas tecnologias podem melhorar bastante o prazo de validade dos seus produtos.

Com essas informações, você já pode escolher a melhor embalagem para alimentos para seus produtos. Um pouco de pesquisa e investimentos aqui podem melhorar bastante a popularidade da sua marca.

E se você quiser aprender mais para melhorar seus serviços, venha conhecer o Food Ecosystem Club e veja como ele pode adicionar ao seu negócio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s