Segurança e higiene das embalagens alimentícias

Por Beatriz Carneiro da GEPEA e Food Ventures

Hoje, começamos uma nova série de textos em parceria com a GEPEA.

Em junho, vamos abordar o tema da Importância  e Impactos das Embalagens para os Alimentos, e vamos conversar sobre a importância, aplicações e inovações na área de embalagens para a conservação de alimentos.

O texto dessa semana abrange questões relacionadas à higiene e segurança quando se fala sobre embalagens utilizadas no mercado de alimentos.   

Aproveite a leitura!

Como e porquê pensar mais nas embalagens?

Mais importante que um produto com uma embalagem bonita, o cliente procura uma garantia da qualidade e segurança daquilo que está dentro delas.

As embalagens são grandes responsáveis pelo estado de conservação do produto. Por isso, se não forem adequadas, quando o passar por todo processo de logística até o consumidor dificilmente ele chegará em seu melhor estado. 

Outra função muito importante das embalagens e, de grande relevância para o produto e consumidor é a responsabilidade de transmitir a informação presente nos rótulos e tabelas nutricionais.

Além disso, elas são um fator essencial que auxilia na preservação da vida de prateleira do produto. Isso porque, separam ele do meio externo e assim, dos principais responsáveis pela contaminação e deterioração de alimentos, como micro-organismos, luz e metais.

Aproveite para ler em seguida o texto: “O que a embalagem pode fazer pelo seu produto?“.

Do que são feitas as embalagens?

Para que as embalagens cumpram sua principal função, a escolha do material é muito importante e varia muito de acordo com o produto, transporte, consumidor alvo e o design projetado. 

Um fator relevante na escolha do material é uma avaliação cautelosa para se certificar-se de que o material escolhido não tenha interação química, através da migração de componentes dele para o produto. 

Dentre os materiais mais utilizados estão o vidro, diversos tipos de plásticos, metais, papel e papelão. E essa variedade existe para que diferentes fatores relevantes a deterioração dos alimentos sejam evitados. Atualmente, embalagens sustentáveis têm ganhado muito espaço no mercado também, como uma tendência ecológica. 

material escolhido também influencia na cadeia produtiva das embalagens, ou seja,  desde a estocagem, transporte até o produto ser entregue ao consumidor. E isso porque, a escolha depende de como o manuseio e estocagem são feito, e por isso, deve-se priorizar questões como resistência ou maleabilidade da embalagem para minimizar, ao máximo, as perdas. 

A identidade do produto 

Apesar da sua principal função ser a de conservação e de toda logística que envolve escolher o material das embalagens, elas também podem ser uma grande aliada da empresa quando se trata de marketing. 

estética da embalagem é um fator atrativo para o cliente e, se escolhida de acordo com aquilo que seu cliente alvo procura, pode ser um grande diferencial para a sua empresa. No geral, embalagens práticas e que apresentam maneiras de melhor aproveitar todo seu conteúdo atraem mais clientes. 

Mas para que uma embalagem personalizada chame a atenção do seu cliente ideal, é necessário que se faça investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Pois, entender bem o que seu cliente procura, requer um estudo de fatores como cores, formas e desenvolvimento de materiais diferenciado para uma embalagem como afirma FIEP.

Quer saber mais sobre as tendências na área de embalagens? Confira também: “5 tendências para o mercado de embalagens!

Embalagens: as Normas brasileiras 

Devido à sua grande importância na segurança e conservação do produto, existem vários aspectos que essa embalagem deve seguir para estar de acordo com a legislação do país.

No Brasil, para que a embalagem esteja de acordo com a legislação em termos de higiene e segurança, ela deve ser composta por uma das substâncias listadas como positivas na lista da Anvisa definidos pela RDC 91 2001, e precisa, por exemplo:

  • Estar dentro da taxa de migração, que representa a quantidade de intercâmbio de componentes ocorre entre o material da embalagem;
  • O produto deve conter algum tipo de lacre ou sistema de isolamento que impeça o vazamento do produto.

Incluso na resolução citada, tem-se que todo o processamento do produto também é avaliado para que a embalagem seja aprovada, ou seja, além da embalagem precisa ser segura e higiênica, é necessário que todo o seu processo de produção do produto também seja.

O impacto da pandemia no setor de embalagens

É impossível tratar de higiene e segurança de embalagens nesse momento sem citar o grande impacto que a pandemia do COVID-19 teve nessa área.

Com o medo da disseminação do vírus, muitas pessoas criaram o hábito de higienizar as embalagens de todos os produtos que entram em suas casas. Com isso, as empresas se depararam com uma nova variável na experiência do cliente. 

As embalagens que não forem bem desenvolvidas  para evitar que os produtos usados na higienização entrem em contato com o interior da embalagem, podem provocar  uma contaminação do produto contido em seu interior e prejudicar a qualidade e segurança do alimento

Além disso, com esse novo processo de sanitização, a qualidade da embalagem também será exposta aos olhos do seu consumidor, visto que os produtos aplicados podem provocar uma remoção de cor delas e ter que tirar essas manchas de tinta das mãos após higienizar tudo aquilo que foi comprado é um grande inconveniente e pode ser fator decisivo na escolha de marcas.

Por isso, é importante que as empresas, mais do que nunca, prestem atenção nos novos hábitos dos consumidores e busquem fazer com que a suas embalagens continuem atendendo as principais demandas de mercado, mas também se adapte às novas necessidades que estão nos detalhes.


Você já percebeu quantas embalagens estão presentes na sua casa? Embalagens sempre foram  importantes para você? Que tipo de embalagem você gosta? Como seu cliente ideal pensa e o que ele procura em uma embalagem?

Semana que vem traremos mais conteúdo sobre embalagens e suas aplicações!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s