Embalagens – o que há de novo e inovador no mercado mundial?

Pensar embalagens na indústria e mercado de alimentos em 2020 é pensar em inovação, modernização e sustentabilidade.

Além da sua importância para a segurança e higiene dos alimentos, as embalagens têm importância por seu impacto, diferentes aplicações e inovações na área. Um verdadeiro protagonismo.

Mas afinal, o que podemos apontar como novo e revolucionário? Vejam os exemplos.

Sustentabilidade

A Xandô, marca nacional, substituiu suas tradicionais embalagens PEAD (polietileno de alta densidade) por garrafas PET cristal totalmente transparentes. Seguindo o conceito “Cristal Xandô. Gostosa até de ver” e “Nova embalagem Cristal. Você vê a qualidade”, a marca pretende atender demandas do consumidor que pedem a visualização do produto (por isso a transparência) e a diminuição do uso de plástico.

As substituições das garrafas foram feitas para o suco de laranja integral e também e também para os leites integral, magro, light, zero lactose e creme de leite. A empresa diz ter reduzido em 22% o consumo de plástico com as novas embalagens, a implementação da tampa de rosca e com a diminuição dos rótulos.

Na Holanda, a startup bioquímica que cria “plásticos vegetais” tem chamado atenção de grandes empresas. A Avantium fabrica plásticos feitos de plantas, com o intuito de resolver a poluição dos oceanos e dos aterros de resíduos.

Empresas como Coca-Cola, Danone e Carlsberg investiram na construção de uma fábrica de bioplásticos e no design de garrafas feitas a partir de açúcar de plantas, pois se mostraram duráveis o suficiente para conter bebidas carbonatadas e são biodegradáveis. Os produtos embalados nos plásticos da Avantium podem estar nas prateleiras em 2023.

Criatividade

A fabricante de sachês Whiskas resolveu inovar em suas embalagens criando uma Curiosity Box. Quem adquirir 40 unidades dos sachês ganhará uma caixa de papelão que pode ser transformada em playground para os gatos brincarem e estimularem sua curiosidade.

A ação promocional é feita em parceria com o petshop online PetLove, tem criação da AlmapBBDO e traz instruções de montagem. Quem tem gato pode imaginar o quanto eles vão amar, né?

A inovação nas embalagens de vinhos não é necessariamente uma novidade para quem acompanha o blog da Food Ventures (veja: vinho em lata), mas a marca Vin Grâce conseguiu se destacar com sua garrafa que foge totalmente do modelo tradicional. Seu projeto-conceito de garrafa é feito de papel texturizado e reciclável, facilitando a locomoção e também diminuindo seu custo de produção.

A marca Happy Eggs conseguiu revolucionar uma das embalagens mais tradicionais do mercado: a de ovos! Pensando em materiais e produção sustentáveis, a estrutura da embalagem é feita de feno, com assinatura da designer polonesa Maja Szczypek. Para chegar no produto final há um processo de aquecimento que o molda.

Além de utilizar um material muito presente nas fazendas de ovos, a embalagem promete ajudar o meio ambiente ao manter os ambientes com criança de animais em equilíbrio. Como atualmente não há necessidade de aparar os pastos devido aos modernos modelos de criação, muitas espécies de plantas que necessitam de luz desapareçam, e, segundo a designer, o uso do feno pode ajudar nisso. Interessante!

Quer saber mais sobre embalagens? Confira os links ocultos e as matérias que deixaremos abaixo – e também não perca nossos textos em parceria com a GEPEA que estão abordando este tema em junho!

One Reply to “Embalagens – o que há de novo e inovador no mercado mundial?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s