Embalagens: histórico e desenvolvimento das matérias primas

Hoje, continuamos a série de textos em parceria com a GEPEA – Consultoria em Alimentos.

Em junho, abordamos o tema da Importância  e Impactos das Embalagens para os Alimentos, conversando sobre a importância, aplicações e inovações na área de embalagens para a conservação de alimentos.

O texto dessa semana é o último do mês dessa série, e abrange questões relacionadas ao histórico das embalagens e a evolução das matérias primas utilizadas no mercado de alimentos.   

Aproveite a leitura!

O surgimento da necessidade de embalar alimentos

Atualmente sabe-se que as embalagens estão presentes na vida das pessoas em toda parte do planeta: praticamente qualquer produto que vamos comprar, vem embalado. Mas quando a necessidade das embalagens começou a aparecer?  Como foi sua evolução ao longo da história

Compreender a origem dos produtos que utilizamos no dia a dia é primordial  para o entendimento de onde viemos, até onde já fomos capazes de chegar e como podemos evoluir futuramente

Não existe uma data exata para o surgimento da embalagem, mas  elas foram criadas pelos primeiros habitantes da terra para facilitar o transporte e o armazenamento dos alimentos, fundamentais para a sua sobrevivência. 

Nos primórdios, crânios de animais, chifres ocos e grandes conchas eram matérias primas para a produção de cestos para armazenamento. Vasos de argila vieram posteriormente e representaram grande avanço na estocagem e transporte de alimentos. 

urgência do aprimoramento das embalagem se deu à  medida em que a vida do homem tornou-se gradativamente mais complexa. No cotidiano,  o armazenamento foi tornando-se primordial à medida em que distância entre a moradia e as  fontes de abastecimento aumentaram.  

Aproveite e leia depois: “Conservação de alimentos: entenda seu surgimento e evolução

A evolução das matérias primas utilizadas

As matérias primas utilizadas para a produção das embalagens foram aperfeiçoando-se e, atualmente, a lata, o papel, o vidro, o alumínio e o plástico são alguns dos materiais mais vistos no mercado. 

A busca por matérias primas mais complexas teve um grande crescimento com a Revolução Industrial no século XVIII. Essa,  caracterizou-se pelo surgimento da produção em série e, consequentemente em larga escala. O que foi a porta de entrada para o crescimento da demanda de embalagens na sociedade.

Cada matéria prima possui diferentes características capazes de conservar o produto, afinal, cada alimento possui  fatores que influenciam na sua preservação. Dessa forma, para a escolha de sua embalagem, devem ser consideradas as propriedade de barreira protetora a gases, aroma, luz, água, microrganismos. Além da resistência mecânica que o material fornece.

Além disso, cabe ressaltar a importância estratégica das embalagens  para garantir o crescimento e diferenciação da empresa a longo prazo.

No entanto, ressalta-se uma temática contemporânea muito discutida atualmente: o grande volume de resíduos sólidos gerados a partir das embalagens que estão associados ao impacto ambiental

O impacto das embalagens plásticas 

Na contemporaneidade, a maioria das embalagens para alimentos é produzida por materiais plásticos,  devido às suas características de flexibilidade, leveza, baixo custo, variedade entre outras, mas que, entretanto, geram diversos impactos ambientais.

Ao entrarmos em mercados, nos deparamos com grande variedade de embalagens plásticas, que são envolvidas por mais embalagens, mas que raramente é questionado qual será o papel dessas na poluição mundial.

Quando não descartadas adequadamente, a quantidade de lixo produzida por esse tipo de matéria prima é responsável por grandes impactos a natureza, principalmente por apresentar pouca degradabilidade

Além disso, ressalta-se a vasta quantidade de plásticos que, durante os últimos anos, chegaram até os oceanos. Plásticos que afetaram diversos ecossistemas marinhos e, consequentemente, terrestres também. Muitas espécies acabam ingerindo, por acidente, essas embalagens plásticas, impossibilitando-os de caçar e até de comer. Segundo dados divulgados pela ONU80% de todo o lixo marinho é composto por plástico e a estimativa é que em 2050 a quantidade de plásticos na água supere a de peixes. 

Diante do exposto, cabe ressaltar que o impacto das embalagens plásticas está muito relacionado à falta de leis e incentivos governamentais em diversos países ao redor do globo. Quando trata-se da temática de descartes adequados e sistemas de coleta e reciclagem nas cidades, ainda é possível verificar a escassez de regulamentações.

Quer saber mais sobre as tendências na área de embalagens para diminuir o impacto dos plásticos? Confira também: Saiu no NY Times: Ambev tem metas ambiciosas para diminuir poluição por plástico.

Mudança no perfil das embalagens: a temática da sustentabilidade  

Tendo em vista a necessidade de produtos mais sustentáveis para o planeta, ao longo dos anos destacou-se o desenvolvimento e produção de embalagens a partir de materiais capazes de causar menos impacto ao meio ambiente

Além de impactarem positivamente no desenvolvimento da sociedade, diminuindo a produção de lixos e a poluição, as embalagens recicláveisse tornam um grande atrativo aos clientes. Esses procuram, atualmente, produtos de marcas, que não só atendem a qualidade demandada, mas que também que se comprometem em afetar positivamente no meio ambiente.

A mudança começa com simples ações, sejam essas a do ato de comprar produtos de marcas que se preocupam com o apelo da sustentabilidade das embalagens. E ainda, a da indústria em substituir materiais e matérias-primas que são, cientificamente comprovadas, no ramo  ambiental agravantes de impactos negativos.  Cabe à sociedade saber por onde começar para podermos caminhar em busca de um futuro mais sustentável.

Aproveite para ler em seguida o nosso texto: “Porque investir em embalagens recicláveis“

Fim da série

O quanto as embalagens são práticas no seu dia a dia? Já parou para pensar qual o destino que elas possuem depois de seu uso? Você se preocupa com a sustentabilidade agregada aos produtos que consome?

Voltamos no próximo mês com mais uma temática para te deixar por dentro das informações desse setor enorme que é a indústria alimentícia! 

Não deixe de conferir os outros textos publicados sobre o tema de embalagens para ficar por dentro do conteúdo e suas aplicações!

Acesse nossas redes sociais para mais informações e não percam! 

Mas conta para nós o que achou sobre esse conteúdo e o que vem percebendo nesse novo contexto que estamos inserido. Entre em contato conosco para conversar e trocar experiências, e saber mais sobre nossos serviços e como podemos o ajudar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s